1 . Comunicação Oral
2 . Pôster
Os interessados em
apresentar trabalhos na IX Semana de Letras – UFMA deverão enviar sua proposta
em forma de resumo, exclusivamente
para os e-mails destinados, durante o período de 14 a 23 de Março de 2012, seguindo as normas descritas em cada
modalidade, conforme descrição abaixo.
Os resumos enviados
serão submetidos à comissão acadêmica e à comissão avaliadora, formada por
professores do curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão. Os
trabalhos serão avaliados segundo as normas regidas pelo edital de envio de
trabalhos e seguindo os eixos temáticos em que estão incluídos.
Normas
para o envio do resumo (válido
para as duas modalidades):
- Deve ser escrito no editor de textos
do Word ou Adobe Reader.
- Deve conter no mínimo 150 e no máximo
400 palavras, sem parágrafos e sem citações bibliográficas.
- Incluir no mínimo três palavras-chave
e no máximo cinco; evitar a repetição de termos usados no título, separadas por
ponto.
- Fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Papel tamanho A4, margens superior e
esquerda 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm; e espaçamento entre linhas simples.
- O resumo deve está escrito em
português.
-
O título deve ser escrito com letras maiúsculas e em negrito (exceto nomes
científicos, que devem ser em itálico).
- Os nomes de autores, coautores (se houver),
e orientador (se houver), devem somar no máximo quatro. Os nomes devem ser
escritos por extenso, sem abreviar.
- Deve informar e-mail dos autores;
instituição de origem.
- Resumos fora das normas ou submetidos
depois do prazo não serão submetidos à avaliação
Eixos Temáticos
Ø 1. Estudos Linguísticos
Ø 2. Estudos Literários
Ø 3. Língua portuguesa e produção
textual
Ø 4. Ensino e Aprendizagem da Língua estrangeira e suas respectivas literaturas.
Ø 5. Ensino e Aprendizagem.
Ø 6. Ensino a Aprendizagem na
Educação Especial
Ø 7. Ensino, aprendizagem e novas
tecnologias
1. Comunicação Oral
As
sessões de comunicação serão dedicadas aos trabalhos concluídos ou em
andamento. Cada apresentação será de até 15 (quinze) minutos de explanação e 5
(cinco) minutos para o debate. Cada trabalho poderá contar com até 04
participantes, incluindo autores e coautores.
As
propostas de comunicação oral devem ser enviadas para o e-mail comunicacaoverbalize@hotmail.com, com o resumo em anexo. No
espaço destinado ao assunto, deve-se indicar obrigatoriamente a modalidade do
trabalho (COMUNICAÇÃO ORAL), e no corpo do e-mail deverão constar os nomes de
todos os proponentes, indicando-se suas instituições, período, maior titulação,
assim como o nome do trabalho proposto, eixo temático e material a ser
utilizado na apresentação (data show, computador, etc.).
2. Pôster
Os
pôsteres serão expostos e apresentados no Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH),
em data e horário definido pela comissão acadêmica do evento, que será
posteriormente divulgado.
Os
pôsteres ficarão dispostos em um suporte cedido pela organização do evento. Os
participantes são os responsáveis por seu painel, desde a confecção, acomodação
e retirada de seu trabalho e para tal devem se dirigir ao local determinado
para apresentação com no mínimo vinte minutos de antecedência. Os horários para
colocação e retirada, assim como o local de apresentação serão divulgados na
programação do evento. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto
ao painel durante todo o tempo da sessão, para responder os questionamentos dos
interessados.
O pôster deverá ser autoexplicativo e legível. As propostas de apresentação de
pôster devem ser enviadas para o e-mail posterverbalize@hotmail.com, com o resumo em anexo. No espaço destinado ao assunto,
deve-se indicar obrigatoriamente a modalidade do trabalho (PÔSTER), e no corpo
do e-mail deverão constar os nomes de todos os proponentes, indicando a
instituição, período, maior titulação, assim como o nome do trabalho proposto,
o eixo temático e material a ser utilizado na apresentação (data show,
computador, etc.).
O
pôster deverá ser confeccionado pelos autores apenas se o resumo submetido à
comissão científica obteve o parecer de aceite para apresentação.
Deverão
constar no Pôster:
•
Dimensões do pôster: 120 cm x 90 cm.
•
Área do conhecimento (eixo temático).
•
Título idêntico ao do resumo aceito.
•
Nomes dos autores e instituição.
•
Introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões.
•
Informar a instituição de fomento.
•
O pôster deve ser autoexplicativo e legível. .
Observações importantes .:
- Cada participante inscrito poderá submeter até 03 trabalhos, do qual é autor ou coautor;
- A Inscrição geral inclui, sem taxa extra, a apresentação de 01 trabalho (em uma das modalidades oferecidas), sendo o participante autor ou coautor. Caso o inscrito desejar participar com mais de um trabalho, pagará a taxa extra de 5,00 por trabalho (cada autor e coautor, se houver).
- Autor de trabalho individual ou de trabalho sem coautoria só terá direito a certificado se houver efetuado sua inscrição na Semana e se houver efetivamente apresentado o trabalho
- NÃO será permitida a apresentação de trabalho de autor ausente.
- Caso o autor ou coautores não puderem comparecer no dia da apresentação, mas já tiverem deferido inscrição no evento, não haverá devolução do dinheiro.
A lista oficial de
trabalhos será divulgada oficialmente no blog do evento, no dia 09 de Abril. Será enviado para os
e-mails dos autores e coautores o aceite dos trabalhos aprovados. Assim que sair
a lista, é necessário que os que tiveram trabalhos aprovados, realizem a sua
inscrição no evento até o dia, para que sejam incluídos da melhor forma na
programação do evento.
Dúvidas e informações: ixsemanadeletrasufma@hotmail.com
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