Edital para envio de Trabalhos

Serão abertas inscrições para apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:

1   .   Comunicação Oral
2   .    Pôster

Os interessados em apresentar trabalhos na IX Semana de Letras – UFMA deverão enviar sua proposta em forma de resumo, exclusivamente para os e-mails destinados, durante o período de 14 a 23 de Março de 2012, seguindo as normas descritas em cada modalidade, conforme descrição abaixo.

Os resumos enviados serão submetidos à comissão acadêmica e à comissão avaliadora, formada por professores do curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão. Os trabalhos serão avaliados segundo as normas regidas pelo edital de envio de trabalhos e seguindo os eixos temáticos em que estão incluídos.

Normas para o envio do resumo (válido para as duas modalidades):
- Deve ser escrito no editor de textos do Word ou Adobe Reader.
- Deve conter no mínimo 150 e no máximo 400 palavras, sem parágrafos e sem citações bibliográficas.
- Incluir no mínimo três palavras-chave e no máximo cinco; evitar a repetição de termos usados no título, separadas por ponto.
- Fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Papel tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm; e     espaçamento entre linhas simples.
- O resumo deve está escrito em português.
 - O título deve ser escrito com letras maiúsculas e em negrito (exceto nomes científicos, que devem ser em itálico).  
- Os nomes de autores, coautores (se houver), e orientador (se houver), devem somar no máximo quatro. Os nomes devem ser escritos por extenso, sem abreviar.
- Deve informar e-mail dos autores; instituição de origem.
- Resumos fora das normas ou submetidos depois do prazo não serão submetidos à avaliação

Eixos Temáticos
Ø  1. Estudos Linguísticos
Ø  2. Estudos Literários
Ø  3. Língua portuguesa e produção textual
Ø  4. Ensino e Aprendizagem da Língua estrangeira e suas respectivas literaturas. 
Ø  5. Ensino e Aprendizagem.
Ø  6. Ensino a Aprendizagem na Educação Especial
Ø  7. Ensino, aprendizagem e novas tecnologias


1. Comunicação Oral
As sessões de comunicação serão dedicadas aos trabalhos concluídos ou em andamento. Cada apresentação será de até 15 (quinze) minutos de explanação e 5 (cinco) minutos para o debate. Cada trabalho poderá contar com até 04 participantes, incluindo autores e coautores.
As propostas de comunicação oral devem ser enviadas para o e-mail comunicacaoverbalize@hotmail.com, com o resumo em anexo. No espaço destinado ao assunto, deve-se indicar obrigatoriamente a modalidade do trabalho (COMUNICAÇÃO ORAL), e no corpo do e-mail deverão constar os nomes de todos os proponentes, indicando-se suas instituições, período, maior titulação, assim como o nome do trabalho proposto, eixo temático e material a ser utilizado na apresentação (data show, computador, etc.).

     2.      Pôster
Os pôsteres serão expostos e apresentados no Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH), em data e horário definido pela comissão acadêmica do evento, que será posteriormente divulgado.

Os pôsteres ficarão dispostos em um suporte cedido pela organização do evento. Os participantes são os responsáveis por seu painel, desde a confecção, acomodação e retirada de seu trabalho e para tal devem se dirigir ao local determinado para apresentação com no mínimo vinte minutos de antecedência. Os horários para colocação e retirada, assim como o local de apresentação serão divulgados na programação do evento. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao painel durante todo o tempo da sessão, para responder os questionamentos dos interessados.

 O pôster deverá ser autoexplicativo e legível. As propostas de apresentação de pôster devem ser enviadas para o e-mail posterverbalize@hotmail.com, com o resumo em anexo. No espaço destinado ao assunto, deve-se indicar obrigatoriamente a modalidade do trabalho (PÔSTER), e no corpo do e-mail deverão constar os nomes de todos os proponentes, indicando a instituição, período, maior titulação, assim como o nome do trabalho proposto, o eixo temático e material a ser utilizado na apresentação (data show, computador, etc.).

O pôster deverá ser confeccionado pelos autores apenas se o resumo submetido à comissão científica obteve o parecer de aceite para apresentação.

Deverão constar no Pôster:
• Dimensões do pôster: 120 cm x 90 cm.
• Área do conhecimento (eixo temático).
• Título idêntico ao do resumo aceito.
• Nomes dos autores e instituição.
• Introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões.
• Informar a instituição de fomento.
• O pôster deve ser autoexplicativo e legível.  .

Observações importantes .: 

- Cada participante inscrito poderá submeter até 03 trabalhos, do qual é autor ou coautor;
A Inscrição geral inclui, sem taxa extra, a apresentação de 01 trabalho (em uma das modalidades oferecidas), sendo o participante autor ou coautor. Caso o inscrito desejar participar com mais de um trabalho, pagará a taxa extra de 5,00 por trabalho (cada autor e coautor, se houver). 
Autor de trabalho individual ou de trabalho sem coautoria só terá direito a certificado se houver efetuado sua inscrição na Semana e se houver efetivamente apresentado o trabalho
NÃO será permitida a apresentação de trabalho de autor ausente.
Caso o autor ou coautores não puderem comparecer no dia da apresentação, mas já tiverem deferido inscrição no evento, não haverá devolução do dinheiro.
                                                      

A lista oficial de trabalhos será divulgada oficialmente no blog do evento, no dia 09 de Abril. Será enviado para os e-mails dos autores e coautores o aceite dos trabalhos aprovados. Assim que sair a lista, é necessário que os que tiveram trabalhos aprovados, realizem a sua inscrição no evento até o dia, para que sejam incluídos da melhor forma na programação do evento.

Dúvidas e informações: ixsemanadeletrasufma@hotmail.com




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